ITAÚNAS

O guia completo sobre a Vila

Itáunas é uma agradável vila litorânea no extremo norte do Espírito Santo, já quase na divisa com a Bahia, onde se pode tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro.

Guia de Itaúnas:

 

  • Sobre a Vila 

  • Como chegar

  • Eventos

  • Atraçoes Turísticas

Vista da Vila e das Dunas

Sobre a Vila

                                 "...As praias maravilhosas

                                                       de areia dourada,

                                       céu limpo, águas mornas suaves                                                                                     são o cenário desse sonho".                                                                                                         

As Dunas de Itaúnas, que ficam no caminho entre a vila e a praia dão um charme todo especial para o lugar. O que muitos não sabem é que, debaixo das areias, se esconde uma cidade: a antiga Vila de Itaúnas.

A antiga vila tinha uma faixa de vegetação, que impedia a ação dos fortes ventos, comuns no norte do Espírito Santo. Entre as décadas de 1950 e 1970, o desmatamento dessa dessa faixa foi intensificado, e a areia começou a avançar sobre a Antiga Vila.

 

Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.

Entre o rio e o mar, a única construção da antiga vila que não foi coberta pelas Dunas, a casa do "Seu Tamandaré", é hoje a lembrança que temos da Antiga Vila. 

Trilha para a Casa do "Seu Tamandaré"

O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência.

Cabelos despenteados, e perfumes do mato. Pulseiras de grãos e brincos de penas. Todas as cores, nenhum cinza. Poeira e grama. Fogueira e capoeira. Sombra de árvores, barraca de palha e areia quente. Não existe um lugar melhor para descansar.

Dizem que o tempo, na vila, não existe...

Um ponto de referência da Vila é a Igreja de São Sebastião, localizada na praça central, retrata toda simplicidade e beleza de Itaúnas, um verdadeiro cartão postal!

A cultura dos itaunenses é inabalável. Mesmo com a invasão do turismo na vila, os nativos da vila protegem e continuam suas mais antigas tradições e religiões.

 

Durante a terceira semana de janeiro, há um autêntico carnaval na vila para comemorar o dia do padroeiro, São Sebastião. Os moradores preparam a festa com grande cuidado e antecedência, tudo discretamente. Os ensaios e preparativos são feitos fora da cidade, e todos os habitantes participam.

 

No dia da festa, eles invadem a vila com música e fantasia: O Ticumbi é uma festa tradicional da cidade, que se repete todos os anos há mais de 200 anos. 

Igreja de São Sebastião

Nada de axé, nada de sertanejo, nada de funk, nada de rock. Só forró, e forró. 

A Vila respira esse ritmo, o forró pé-de-serra está nos bares, restaurantes, praças, na praia e até na padaria!

                                              "...Em uma noite fria Itaúnas...
                                     Brilham as estrelas e os vagalumes

                           que embreagam em vinhos e perfumes...
                              Ouvir o pássaro preto logo cedo,

                                      pássaro preto cantar de manhã..."

Durante o mês de julho, acontece da vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras.

 

A aura de alegria, o lugar maravilhoso e as pessoas bonitas transformam o lugar em um "paraíso", como os visitantes costumam chamar.

Forró da Padaria

Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora, que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco.

 

Além de garantir a preservação do local, o Parque dá aos turístas a oportunidade de conviver de perto com espécimes raros da fauna e flora brasileira.

O parque possui 3 200 hectares e uma gama variada de ecossistemas, como praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rio e dunas, um dos mais belos locais do Espírito Santo.

Se estende pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas na Cidade de Conceição da Barra, até a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce.

Rio Itaúnas 

Como Chegar

Itaúnas é um distrito de Conceição da Barra, no norte do estado do Espírito Santo. São 30km de estrada de chão entre Conceição da Barra e Itaúnas. 

Para quem vem de carro, deve-se pegar a rodovia estadual ES-421, sentido Conceição da Barra. Antes de chegar em Conceicação da Barra, deve-se entrar a esquerda, nesse trecho inicia os 30km de estrada de terra.

Para quem vem de ônibus, o primeiro destino deve ser Conceição da Barra. Em Conceição da Barra, ao lado da rodoviária, tem o guichê da viação que faz esse trajeto para Itaúnas, a Mar Aberto. 

 

Eles fazem esse percurso todos os dias. Durante os períodos mais movimentados na Vila há maior disponibilidade de horários. O ônibus, ao chegar em Itaúnas, deixa os passageiros bem no centro da Vila.

 

O valor da passagem Conceição da Barra - Itaúnas é de R$8,70 e a viagem dura cerca de 50 minutos. 

Eventos

Pra quem gosta de diversão, a Vila é o lugar certo! Durante o ano são vários os eventos que movimentam Itaúnas.

Em ordem cronológica, tem o Réveillon, o Ticumbi, Carnaval, Festival de Forró (FENFIT), o Festival Gastronômico de Itaúnas e o Festival de Reggae.

Réveillon

Na virada do ano, a festa começa nos dias 27 e 28, e termina nos dias 3 e 4. 

Muita gente bonita enche a vila. Bandas e cantores renomados de forró tocam no Bar Forró, no Buraco do Tatu e no Café Brasil.

 

Na virada do ano, todos sobem nas Dunas, vestidos de branco, para assistir ao show de fogos, que acontece lá mesmo, e depois descem para dançar forró na beira do mar, até o primeiro dia do ano clarear.

Réveillon nas Dunas
Ticumbi
Carnaval

Uma semana inteira de muita diversão. É festa o tempo inteiro, com blocos cantando e dançando pela vila, e a noite, como não podia faltar, o famoso forró de Itaúnas.

O Carnaval é uma experiência diferente, muita gente fantasiada, bloquinhos de rua com adultos e crianças aproveitando esse lugar mágico.

Festival de Forró de Itaúnas (FENFIT)

Alternadamente na primeira ou na segunda quinzena de julho de cada ano, acontece no Bar Forró de Itaúnas o maior evento de forró pé-de-serra do Brasil.

 

É um concurso de bandas de forró do país inteiro, que têm a oportunidade mostrar seu trabalho.

 

Artistas como Marinês, Dominguinhos, Mestre Zinho, Geraldo Azevedo, Arleno Farias, Xangai, participam do evento, citando Itaúnas como o local responsável por um dos maiores movimentos de resgate da música regional nordestina.

Duani no Buraco do Tatu
Festival Itaúnas & Sabores

Sua segunda edição foi realizada no mês de setembro, mais precisamente no feriado do dia 7. O festival conta com a presença de diversos Chefs, dos restaurantes de Itaúnas e da Região.

São realizados workshops, aulas de gastronomia, teatro de rua além de outras atrações, tomando conta da Praça Central da Igrejinha.

Cada restaurante da Vila prepara um prato especial para o evento, reunindo mais de 40 pratos. A vontade é de experimentar um pouco de cada um...

Participante do Festival Itaunas & Sabores (Repredução: Evento)
Festival de Reggae

A Vila, a cada dia que passa, abraça mais um outro estilo musical, o Reggae. São vários viajantes, vendedores de artesanato, músicos que trazem o som do Reggae para Itaúnas. 

O Festival de Reggae, realizado no Buraco do Tatu, traz várias bandas conhecidas, além de realizar uma competição entre bandas menores. Um evento que, para quem gosta do estilo musical, vale muito a pena.

O evento, que acontece em outubro, mostra mais um lado musical da Vila!

As festas acontecem entre os dias 16 e 22 de janeiro, embora os preparos na vila comecem alguns dias antes.

Durante a festa vários grupos culturais tradicionais se apresentam em vários locais da vila, enchendo Itaúnas de cores e sons. São grupos de Reis de Boi, Ticumbi, Jongo, Pastorinhas e a encenação do Alardo, um auto que representa em dois atos a tomada de Mobaça:

No primeiro ato, os Mouros capturam a imagem de São Sebastião e a conduzem para a sua fortaleza.

No segundo ato, os Cristãos conseguem recuperar a imagem após uma acirrada batalha de espadas, marcada pelo rufar de tambor e caixa, e pela torcida frenética da garotada que assiste o evento.

Atrações Turísticas

Se você esta vindo pra Vila, aqui vão algumas dicas de como aproveitar ao máximo esse lugar encantador. 

 

São passeios, praias, restaurantes, bares, belezas naturais e muita tranquilidade para quem quer relaxar. A Vila Mágica encanta quem por aqui passa...

As Dunas

Não tem como não pensar nas Dunas quando se fala de Itaúnas. O cartão postal da Vila atrai inúmeros turistas, que se impressionam com sua beleza. A areia dourada, que vai de encontro ao mar gera uma das mais belas paisagens do Espírito Santo. 

Um belo momento nas Dunas
As Praias

Nada melhor que sentar em frente ao mar, pegar um sol e dar um mergulho em um dia bem quente!

 

A pequena vila de itaúnas não têm uma, nem duas, mas três praias maravilhosas.

 

A mais frequentada fica logo atrás das Dunas, a chamada Praia de Itaúnas, onde, além de pegar sol e mar, os turistas dançam forró na areia, e... descansam para o forró à noite.

 

A menos de uma hora de carro da vila, ficam a Praia do Riacho Doce, onde o Rio Itaúnas desagua no mar, e a Praia da Costa Dourada.

Praia da Costa Dourada
Natureza

Ao chegar em Itaúnas já é possível sentir a natureza. O canto dos passarinhos, o ar puro, as árvores balançando, momentos de paz que renovam as energias.

 

Parque Nacional de Itaúnas preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora, que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco. O Parque dá aos turístas a oportunidade de conviver de perto com espécimes raros da fauna e flora brasileira.

Passarinho com sua goiaba 
Nascer e pôr do sol

O nascer do sol, seja de onde for, já é um momento belo. Agora, visto das Dunas se torna fantástico! 

E na Vila já é tradição, depois de uma noite de forró ir para as Dunas esperar o Sol aparecer, sem dúvidas uma sensação incrível. 

Mas pra quem não aguenta ficar até o nascer do sol ou não consegue acordar cedo, o pôr do sol vale muito a pena ver... O sol se pondo nas Dunas é também encantador.

Sol prestes a nascer
Forro pé de serra

Nacionalmente famosa pelo seu forró pé-de-serra, a vila de itaúnas é o local de encontro dos forrozeiros e bandas de forró do país inteiro.

 

Tem gente que viaja por três dias e quatro noites apenas para curtir esse forrózinho.

 

Durante o mês de julho, acontece na vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras.

O Forró não pára...
Passeios e Trilhas

Já pensou conhecer essas praias em um passeio de buggie!? Ou talvez pedalar pela praia até Costa Dourada? Esses passeios são bastante divertidos, pra quem gosta de se aventurar é sem dúvidas a pedida ideal!

Tem também o passeio de Caiaque pelo Rio Itaúnas, que dura cerca de 1 hora, teminando com um belo pôr do sol de dentro do rio. 

 

Esses passeios são disponibilizados pela Casinha de Aventuras, que fica bem no centro da Vila. 

Passeio de Caiaque no Rio Itaúnas (Vai dizer que não ficou com vontade!?)
Restaurantes e Bares

O que não falta em Itaúnas são restaurantes e Bares. Com diversas opções, a Vila atende todos os públicos. É possível encontrar refeições na faixa de 15 reais até pratos mais sofisticados. 

 

Muitos frutos do mar, moqueca,  pizzas, peixes, casquinha de sirí e açaí. Não tem como não aproveitar da culinária capixaba. 

São tantos restaurantes com comida boa que a Vila já realiza até um Festival de Gastronomia. 

Restaurante da Pedrolina: Arroz de polvo com camarão

Seja Bem Vindo

Se você já conhece a Vila, está vindo ou pretende um dia vir, espero que aproveite ao máximo dessa Terrinha! Itaúnas é, sem dúvidas, um lugar especial. Espero que este guia te ajude a descobrir um pouco mais das belezas de Itaúnas!

E não se esqueça, vamos cuidar da Vila!!! Preserve esse Patrimônio da Humanidade.

© 2020 CAMPING DUNAS

Todos os direitos reservados.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon